terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comentários da Prova de História (Lucas Wallemberg)


Olá feras, boa noite a todos!

Como o esperado, a prova da UPE seguiu uma linha de raciocínio bastante parecido com a dos outros anos. O que vale salientar é que a comissão privilegiou mais questões de história Geral totalizando 12 questões e apenas 4 para História do Brasil.
A banca voltou a trabalhar com Historiografia (1ª questão) com um nível fácil propondo a análise sobre fontes históricas. Novamente focou sobre Grécia e não privilegiou Antiguidade Oriental. Temas clássicos como Cultura Medieval, Renascimento, Reforma e Iluminismo (questões de fácil a médio) foram amplamente utilizadas, visto que focaram os principais assuntos da Idade Moderna. No que diz respeito à Idade Contemporânea na sua primeira parte (século XIX) veio uma questão atípica sobre Imperialismo, mas nada de extravagante. O Fera Intensivo que participou da mostra oral e fez a questão 02 conforme o solicitado acertaria as questões acerca da Idade Moderna e também a questão sobre Imperialismo. A prova também solicitou sobre 1ª e 2ª guerras mundiais, a abordagem do conteúdo é que foi a surpresa, pois há muitos anos que a UPE não trabalhava com questões tão específicas acerca do assunto.
Partindo para História do Brasil aí foi que a UPE deixou a desejar, e muito. Apenas 4 questões foram de Brasil (25 % da prova) muito pouco, visto que o programa de História do Brasil é extenso. Além do mais, a distribuição foi errada, pois duas questões privilegiavam escravidão, uma sobre semana de arte moderna e outra obre ditadura militar. Senti falta das questões regionalistas, assim como de Brasil Colônia.
Mas o Fera Intensivo que assistiu todas as aulas de História se deu muito bem, pois a prova veio dentro do esperado. Lembrando que a prova estava conteudista, mas de nível fácil a médio.
Agora é descansar e arregaçar as mangas, pois temos pela frente a provinha da Federal que também não deixa a desejar.
Até o listão!!!!  

0 comentários:

Postar um comentário