domingo, 25 de novembro de 2012

Comentário da prova de literatura (professor Edinei Novais)

Boa Tarde, Feras 2013!

A prova de literatura de hoje foi muito bem formulada pela Universidade de Pernambuco. Nela foi possível passear por todo período de produção literária relevante no Brasil.

O Aluno Intensivo não teve problemas com a resolução das questões. Partindo da primeira, observa-se a abordagem da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Nela ficou claro os conceitos que permeavam o Objetivismo Científico, o Racionalismo e relacionou o entendimento da obra propriamente dito .

Explorou do aluno os conceitos de literariedade - conhecimento importante para o aspirante a uma vaga na Universidade - além de estabelecer relações de confronto entre os períodos seiscentista e setecentista. Vale ressaltar que, para essa questão, respondeu bem o candidato que conhecia as obras de Gregório de Matos, pois apresentava o seu lado lírico e um fragmento de Cartas Chilenas, onde era possível reconhecer com clareza a descrição feita por Tomás Antônio Gonzaga ao governador da Capitania de Minas - Luis da Cunha de Menezes.

A questão quinze da prova fez um retrospecto da fase modernista no Brasil com a representação de Manuel Bandeira, onde se permitia reconhecer sua estética, sobretudo, a influência do período de sua infância em sua obra. Ainda nessa questão, a UPE pedia o reconhecimento estético-literário  da produção literária de Drummond, José Lins do Rego, Rachel de Queirós, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Nelson Rodrigues.

Por fim, como é de praxe, conforme vocês puderam conferir nas minhas dicas de vestibular apresentadas na última postagem, a presença do Romantismo correlacionando os autores José de Alencar e Castro Alves, exigiram do fera, não só o conhecimento literário mas também da relação, segundo a Teoria da Recepção, da literatura com a sociedade e história.

Bom, queridos, essas foram as minhas considerações. Bom domingo, e até amanhã para o segundo dia de provas!

0 comentários:

Postar um comentário