terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comentário Sobre a Prova de Física


Por: Marcelo Correia

         Como esperado, a prova da UPE não privilegia a Mecânica. Evidência marcante desse fato é observar as questões 33, 34, 35, 36, 47 e 48 que abordam eletricidade.
         As questões de circuito elétrico que são sempre esperadas nas provas dos vestibulares de PE, este ano, estão implícitas em texto (sem o esquema do circuito) nas questões 35 e 36, deixando a cargo do candidato a interpretação para a construção do esquema elétrico (mesmo que mentalmente). 
         Física moderna está presente na questão 38, onde foi explorada com muita simplicidade e de forma direta, a contração do espaço na Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Assunto abordado a algumas semanas atrás, em aula extra num belo domingo para os alunos do Intensivo.

       As questões envolvendo as Leis de Newton, Energia Mecânica e Quantidade de Movimento, que sempre estão presentes, figuram nas questões 39, 41, 42, 43 e 44.
       As questões envolvendo Óptica e Termologia, partes da Física, geralmente, menos exploradas na prova, figuram nas questões 45 e 46 e 47, respectivamente.
         Fato notório na prova, são as questões algébricas, que figuram nas questões 46 e 48.
         No balanço geral, a prova foi de nível fácil, exceto 2 questões que para serem resolvidas o aluno deveria ter um nível um pouco acima da média. Estas questões são a 46 e 48 que são de caráter algébrico.
         O aluno Intensivo que acompanhou com coragem e dedicação as aulas de Física teve todo o conteúdo e suporte para fazer uma excelente prova. 
          A nossa mostra de conhecimento oral, para quem se interessou em resolver as questões de Física, figurava uma questão com o caráter explorado na questão 46 da prova da UPE. No entanto, a questão da mostra de conhecimento oral abordava o tema com um pouco mais de profundidade, hehehehe.

0 comentários:

Postar um comentário